ENTRE EM CONTATO

+55 (21)  4042-7499

+55 (21) 99048-1661 

contato@499solar.com.br

Estrada da Gávea, 75, Gávea

Rio de Janeiro - RJ - 22451-262

OUTRAS LOCALIDADES

CONECTE-SE

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

ASSOCIADO:

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© 2017 499"Solar Energias Inteligentes

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Como funciona?

A Energia Solar Fotovoltaica (transformação da luz solar em energia elétrica) pode ser gerada sobre residências, condomínios, comércios, indústrias, propriedades rurais ou até remotamente, em um terreno dentro da mesma área de concessão da distribuidora de energia. Vamos entender como:

Existem dois tipos básicos de geração de energia fotovoltaica, a Geração Centralizada (GC) e a Geração Distribuída (GD).

A Geração Centralizada é feita por meio de grandes usinas (100 MW, 200 MW, etc.) em áreas mais remotas e é contratada por meio dos leilões realizados pelo Governo.

Já a Geração Distribuída é a geração de pequeno porte (legalmente até 5 MW, mas na média por volta de 8 kW), feita sobre os telhados ou áreas ociosas dentro da mesma área de concessão da distribuidora de energia.

A Geração Distribuída é a forma mais democrática e sustentável de geração de energia , pois permite que cada cidadão gere sua própria energia, sem depender de novas obras faraônicas, deslocamento de comunidades inteiras, alagamento de áreas gigantescas, com impacto direto à fauna e flora local, além de linhões para ligar essas usinas remotas aos consumidores.

A ANEEL regulamentou 4 modalidades de operação para a Geração Distribuída, através da Resolução 484/2012 e de sua atualização pela Resolução 687/2015, que veremos a seguir.

Todas essas modalidades podem aderir ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que na prática funciona com uma grande conta corrente de quilowatts, onde os créditos gerados podem ser utilizados por 5 anos.

 
 

MODALIDADES

autoconsumo

local

Geração e consumo no mesmo local, para um mesmo CNPJ ou CPF

autoconsumo

remoto

Geração em uma unidade consumidora e excedente consumido em outra, do mesmo CNPJ ou CPF

múltiplas unidades

consumidoras

Geração em uma unidade consumidora e consumo repartido com outras unidades consumidoras no mesmo local e de acordo com % estabelecido

geração

compartilhada

Geração em uma unidade consumidora remota e compensação em outras unidade consumidoras, organizadas por meio de Consórcio ou  Cooperativa

 

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO

1. Geração e conversão

Os módulos fotovoltaicos instalados nas áreas desocupadas do imóvel (telhado,

cobertura, estacionamento, etc.) geram Energia em Corrente Contínua, que passa

pelo Inversor para ser convertida em Corrente Alternada.

2. consumo imediato

A energia demandada no momento da geração já é imediatamente consumida e o excedente é repassado à Distribuidora, através do Relógio Bidirecional.

3. compensação

O excedente do que foi gerado e não consumido diretamente é emprestado gratuitamente à Distribuidora, que devolve a energia à noite ou quando for necessário, ao longo de 5 anos.

4. economia

A conta de energia é reduzida, sendo cobrado a diferença entre o total consumido e o total gerado ou o Consumo Mínimo em caso de compensação total, devido pela utilização da rede para o Sistema de Crédito.

 
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

HEDGE TARIFÁRIO

Fique protegido de bandeiras tarifárias e dos reajustes anuais da conta de luz!

Economia

Reduza sua conta de luz em até 95%, obtendo uma taxa interna de retorno de 20% a 40%, significativamente acima de qualquer investimento de baixo risco.​

investimento seguro

Tecnologia certificada e com eficácia comprovada, após mais de 40 anos de uso na Europa, EUA e Ásia. Existem hoje sistemas de mais de 35 anos em plena operação e sistemas chegando ao 20º ano com uma taxa de eficiência 18% acima do que é garantido pelo fabricante.

Energia limpa e renovável

Reduza drasticamente sua emissão de carbono e faça sua parte de maneira simples e eficaz para combater o aquecimento global.

 

LINKS ÚTEIS