
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Como funciona?
A Energia Solar Fotovoltaica (transformação da luz solar em energia elétrica) pode ser gerada sobre residências, condomínios, comércios, indústrias ou até remotamente, em um terreno dentro da mesma área de concessão da distribuidora de energia. Vamos entender como:
Existem dois tipos básicos de geração de energia fotovoltaica, a Geração Centralizada (GC) e a Geração Distribuída (GD).
A Geração Centralizada é feita por meio de grandes usinas (100 MW, 200 MW, etc.) em áreas mais remotas e é contratada por meio dos leilões realizados pelo Governo.
Já a Geração Distribuída é a geração de pequeno porte (legalmente até 5 MW, mas na média por volta de 8 kW), feita sobre os telhados ou áreas ociosas dentro da mesma área de concessão - até 75 kW é classificada como “microgeração distribuída” e acima de 75 kW e até 5 MW é classificada com “minigeração distribuída”, cada classificação segue um regramento específico.
A Geração Distribuída é a forma mais democrática e sustentável de geração de energia , pois permite que cada cidadão gere sua própria energia, sem depender de novas obras faraônicas, deslocamento de comunidades inteiras, alagamento de áreas gigantescas, com impacto direto à fauna e flora local, além de linhões para ligar essas usinas remotas aos consumidores.
A ANEEL regulamentou 4 modalidades de operação para a Geração Distribuída, através da Resolução 484/2012 e de sua atualização pela Resolução 687/2015:
Autoconsumo Local;
Autoconsumo Remoto;
Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras;
Geração Compartilhada.
Todas essas modalidades podem aderir ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que na prática funciona com uma grande conta corrente de quilowatts, onde os créditos gerados podem ser utilizados por 5 anos.

MODALIDADES
autoconsumo
local
Geração e consumo no mesmo local, para um mesmo CNPJ ou CPF
autoconsumo
remoto
Geração em uma unidade consumidora e excedente consumido em outra, do mesmo CNPJ ou CPF
múltiplas unidades
consumidoras
Geração em uma unidade consumidora e consumo repartido com outras unidades consumidoras no mesmo local e de acordo com % estabelecido
geração
compartilhada
Geração em uma unidade consumidora e excedente consumido em outra, do mesmo CNPJ ou CPF
SISTEMA DE COMPENSAÇÃO
1. Geração e conversão
Os módulos fotovoltaicos instalados nas áreas desocupadas do imóvel (telhado,
cobertura, estacionamento, etc.) geram Energia em Corrente Contínua, que passa
pelo Inversor para ser convertida em Corrente Alternada.
2. consumo imediato
A energia demandada no momento da geração já é imediatamente consumida e o excedente é repassado à Distribuidora, através do Relógio Bidirecional.
3. compensação
O excedente do que foi gerado e não consumido diretamente é emprestado gratuitamente à Distribuidora, que devolve a energia à noite ou quando for necessário, ao longo de 5 anos.

4. economia
A conta de energia é reduzida, sendo cobrado a diferença entre o total consumido e o total gerado ou o Consumo Mínimo em caso de compensação total, devido pela utilização da rede para o Sistema de Crédito.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

HEDGE TARIFÁRIO
Fique protegido de bandeiras tarifárias e dos aumentos anuais da conta de luz por, pelo menos, 25 anos.

Economia
Reduza sua conta de luz em até 95%, obtendo uma taxa interna de retorno de 20% a 40%, significativamente acima de qualquer investimento de baixo risco.

investimento seguro
Tecnologia certificada e com eficácia comprovada, após mais de 40 anos de uso na Europa, EUA e Ásia. Existem hoje sistemas de mais de 35 anos em plena operação e sistemas chegando ao 20º ano com uma taxa de eficiência 18% acima do que é garantido pelo fabricante.

Energia limpa e renovável
Reduza drasticamente sua emissão de carbono e faça sua parte de maneira simples e eficaz para combater o aquecimento global.
LINKS ÚTEIS
Para mais informações sobre a Energia Solar Fotovoltaica entre em contato com a 499"Solar ou consulte os links a seguir:
ANEEL - INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA